Monday, November 30, 2009

Missão cumprida!!

O fim-de-semana foi longo, muito longo, mas valeu a pena! A nível nacional já foi noticiado que a campanha atingiu níveis históricos. E eu arriscaria dizer que a recolha para o Banco Alimentar no Jumbo do MarShopping foi um sucesso! Aguardo ansiosamente os resultados oficiais.

Todos os voluntários que estiveram comigo sabem que, para além da ajuda que prestamos ao Banco Alimentar, a participação neste tipo de voluntariado é uma experiência sociológica impar: ali vemos o melhor e o pior do povo português!

Há pessoas que nos viram a cara, outras que desabafam sobre as injustiças do rendimento mínimo, aquelas que insinuam que os alimentos são desviados, as rudes, as mal dispostas e as que claramente mentem ("eu já dei ontem", quando ainda estamos no primeiro dia de campanha).

Mas depois existem os outros, os que contribuiram para o sucesso desta campanha, aqueles que me fazem pensar que todo o esforço vale a pena, e são esses que gosto de reter na memória.

Começo pelos voluntários que na loja asseguraram a distribuição dos sacos para os donativos (o início da cadeia, sem o qual nada chegaria aos armazéns) e recolha dos mesmos. Depois vêm as pessoas que contribuem (e muitas delas contribuem muito!), as que agradecem aos voluntários o trabalho que desempenham, as que nos abordam com ar esperançado perguntado "está a correr bem a campanha?", as que fazem questão que sejam as crianças a entregar os sacos, as de aspecto humilde que são muitas vezes as que mais contribuem (a prova de que damos mais valor às causas quando sofremos na pele as dificuldades), as que nos pedem o saco antes de proferirmos qualquer palavra.

Aos "meus" voluntários quero agradecer todo o empenho e esforço que demonstraram, e por terem contribuido de forma decisiva para o sucesso desta iniciativa. MUITO OBRIGADA!

Tenho também que deixar uma palavra de agradecimento especial para a Joana Gonçalves por ter sido uma sub-chefe de equipa à altura (sem ti não teria conseguido, e agora percebo todo o esforço que fizeste nas duas campanhas anteriores :) ) e ao José Gabriel por ter ficado comigo após me terem trocado as voltas do horário de fecho no Sábado.

Friday, November 27, 2009

Banco Alimentar: fim-de-semana solidário em supermercados

Fonte: http://diario.iol.pt

Banco Alimentar: fim-de-semana solidário em supermercados

No primeiro semestre do ano, 267 mil pessoas carenciadas receberam alimentos

Este fim-de-semana há uma nova campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. A iniciativa de solidariedade vai decorrer em supermercados de 17 regiões do país, na maior acção de voluntariado organizado em Portugal, noticia a «Lusa».

Os supermercados abrangidos são das regiões de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria, Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo.

Vinte e cinco mil voluntários doam tempo e trabalho para convidar os portugueses a doar alimentos. Os produtos a privilegiar deve ser o leite, atum, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas e óleos. Os alimentos recolhidos são distribuídos de imediato a pessoas com carências comprovadas através de mais de 1650 instituições de solidariedade social, seleccionadas previamente e acompanhadas ao longo dos anos pelo Banco Alimentar.

A solidariedade do Banco Alimentar Contra a Fome alimenta-se de duas iniciativas por ano em supermercados e dos excedentes doados pela indústria agro-alimentar, agricultores, cadeias de distribuição e operadores dos mercados abastecedores.

De acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome, na campanha de Maio foram recolhidos um total de 1935 toneladas de géneros alimentares em 1219 superfícies comerciais. Cerca de 267 mil pessoas carenciados receberam ajuda no primeiro semestre do ano, mais 17 mil do que em 2008, de acordo com os dados da organização.

Em 2008, os 14 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 17 500 toneladas de alimentos, equivalente a um valor global estimado superior a 27 352 milhões de euros.
.

Thursday, November 26, 2009

Recta final!

It's the final countdown!!





Wednesday, November 25, 2009

E traz um amigo também

Os amigos e os voluntários repetentes responderam em massa à convocatória. E trazem amigos e família também. Estou feliz!!


Tenho ainda dois turnos complicados:


Sábado das 11h às 13h (turno 2)


Domingo das 21h às 23h (turno 7)


Se tiverem disponibilidade, não hesitem! I want you as a new recruit!!


Monday, November 23, 2009

Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 28 e 29 de Novembro

Fonte: www.bancoalimentar.pt

Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 28 e 29 de Novembro

Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos. A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto.

Numa época em que muitas famílias portuguesas se encontram em dificuldades, a partilha e a solidariedade são mais do que nunca necessárias. Os desempregados, os idosos, as crianças e as famílias desestruturadas são os grupos mais atingidos pela situação de forte agravamento da situação económica que se vive em Portugal e no Mundo. Para fazer face a um crescente número de pedidos de apoio que tem vindo a chegar aos Bancos Alimentares contra a Fome é forçoso que estes alarguem a sua capacidade de resposta. Concretizar esse objectivo e minorar as carências alimentares das pessoas necessitadas é a proposta lançada uma vez mais a toda a sociedade civil: contribuindo com trabalho voluntário e com alimentos é possível fazer a diferença.

A combinação da solidariedade generosa dos portugueses e da eficácia comprovada da acção dos Bancos Alimentares Contra a Fome na tentativa de minorar a penosa realidade das carências alimentares, constitui a prova evidente de que a sociedade civil se pode - e deve - substituir-se com vantagem ao Estado na resolução de alguns dos problemas com que se confrontam as sociedades modernas, tornados recentemente ainda mais evidentes e agravados pela crise económica, que trouxe consigo um significativo abrandamento da actividade e um brutal e súbito agravamento do desemprego.

Produto da campanha distribuído localmente
A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro: voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, etc.

A campanha mobilizará mais de 25.000 pessoas que, a título voluntário, recolhem as contribuições efectuadas nos estabelecimentos comerciais, as transportam e arrumam nos armazéns dos quinze Bancos Alimentares em actividade.

O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído de imediato localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 1.650 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

Este modelo de intervenção permite assim uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Campanha "Ajuda Vale"
Em simultâneo com a campanha tradicional de recolha vai ainda decorrer até 6 de Dezembro a campanha "Ajuda Vale", em todas as lojas das cadeias Dia⁄Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo⁄Pão de Açúcar, Lidl, Modelo⁄Continente⁄Bonjour, Pingo Doce e Feira Nova.

Nesses estabelecimentos serão disponibilizados em suportes próprios vales de produtos seleccionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, "1 litro de azeite", "1 litro de leite", etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão "Ajuda Vale" na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Através desta nova modalidade, cuja execução será auditada externamente, os Bancos Alimentares Contra a Fome conseguirão chegar à quase totalidade das localidades do País, promovendo ainda mais uma lógica de proximidade e de facilidade de contributo.

Também na rede de lojas Payshop, 3.300 lojas espalhadas por todo o país, é possível contribuir para esta campanha, fazendo uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo.

Dados mais relevantes
- Campanha "Saco" nos dias 28 e 29 de Novembro em 1.633 estabelecimentos comerciais com a adesão de 25 mil voluntários;
- Campanha "Ajuda Vale" de 28 de Novembro a 6 de Dezembro com entrega de vales que representam produtos em todas as lojas das cadeias Dia⁄Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo⁄Pão de Açúcar, Lidl, Modelo⁄Continente⁄Bonjour, Pingo Doce e Feira Nova;
- Possibilidade de contribuição na rede de lojas Payshop (3.300 lojas espalhadas por todo o país) fazendo uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo;
- Mais de 267 mil pessoas carenciadas apoiadas através de 1.659 instituições em 17 regiões do país, muitas das quais se encontram privadas de outro tipo de alimentação;
- 17.500 toneladas de alimentos distribuídos em 2008, que equivalem a uma média diária de 69,6 toneladas por dia útil.
_________________________________________
Para mais informações sobre a campanha, contactar:
Banco Alimentar Contra a Fome: 91 900 02 63 - 21 364 96 55
www.bancoalimentar.pt

Friday, November 20, 2009

Vocês estão a responder ao meu apelo...

...e o panorama começa a compôr-se :)

Vá lá, mais um esforço!



Monday, November 16, 2009

Saturday, November 14, 2009

:)

Tenho duas voluntárias que vão passar 12 horas do seu fim-de-semana na campanha do Banco Alimentar do Jumbo do MarShopping porque, e cito, "nós queremos é ajudar".

Estou orgulhosa :D
.

Primeiro turno completo

Pouco a pouco, alguns (generosos) voluntários vão aceitando o desafio do Banco Alimentar que aqui lancei.

Fico muito satisfeita por já ter um turno completo. Mas preciso de mais, muitos MAIS voluntários. Já lá diz o ditado "onde todos ajudam...".

Obrigada! E por favor passem palavra enviando o link deste blog!

Wednesday, November 11, 2009

Banco Alimentar: começou o recrutamento em massa!!

Caros amigos,

está oficialmente aberto o recrutamento de voluntários para a campanha de recolha de donativos para o Banco Alimentar Contra a Fome nos próximos dias 28 e 29 de Novembro no Jumbo do MarShopping.

Preciso da vossa ajuda para levar a cabo esta tarefa! Se podem e querem dispender de 2 horas do vosso fim-de-semana para colaborarem, vejam por favor a escala anexa e digam-me (ana_machado25@hotmail.com) que turno vos dá mais jeito.

Vamos ajudar a alimentar Portugal?

Obrigada!

Ana Silva













.